Um Líder constrói um ambiente de aprendizagem…

Se perguntarmos para cem Líderes se eles desejam que seus Liderados se desenvolvam, provavelmente todos dirão que sim, que isso é um ponto fundamental em seus propósitos de Liderança. No entanto, se perguntarmos o que esses mesmos Líderes fazem para criar um ambiente de aprendizagem, em suas áreas de atuação, muitos demorarão um bom tempo para responder, se é que responderão…

Como sempre, entre a intenção e a ação há uma enorme distância, e, não raramente, isso não é percebido pelos Líderes, que continuam propagando aos quatro cantos seus propósitos na formação de seus Liderados, mas que, na prática, pouco fazem para que isso efetivamente aconteça. E quando perguntamos quais as razões para que os Liderados não evoluam no ritmo desejado, as razões não variam muito: falta de tempo, falta de motivação por parte dos Liderados (eles é que deveriam se esforçar mais…), falta de apoio da área de RH ou “os caras não entendem o que é trabalhar em uma organização”…

O que muitos Líderes não entendem é que a aprendizagem começa em um bom ambiente para que o desenvolvimento ocorra. E que esse ambiente é construído pelas equipes, mas sempre com a maior influência dos Líderes. Abaixo, relacionamos os principais “ingredientes” para um ambiente saudável de aprendizagem:

1 – O erro é bem-vindo: de maneira geral, nós somos resultado de um ambiente em que os erros mereciam punição. E olha que essa postura ainda continua por aí. Recentemente, tive que conversar com a coordenadora pedagógica da escola onde minhas filhas estudam, porque, certa tarde, como sempre faço, ao perguntar para as pequenas, de cinco anos, se algo “chato” havia acontecido, durante o período escolar, ouvi que uma das professoras não deixara uma delas brincar, porque havia cometido um erro na lição… Obviamente que intervi imediatamente e a professora foi chamada para uma conversa, que, certamente, representou uma oportunidade de crescimento para ela, também… O fato é que quando entendemos os erros como parte do processo de aprendizagem, os aprendizes se sentem muito mais confiantes e confortáveis para percorrer a jornada de desenvolvimento. Portanto, equipes em que os erros honestos são bem recebidos são equipes muito mais propícias ao desenvolvimento;

2 – Todos estão aprendendo, sempre: pode parecer um tanto absurdo, mas garantimos que não é: não é raro nos depararmos com Líderes que, sem perceber, dividem suas equipes entre os que precisam aprender e os que não precisam. Geralmente, quem precisa aprender são aqueles Liderados mais “problemáticos”, enquanto que o próprio Líder e “os campeões” são tratados como se tudo já estivesse dominado. Isso, consciente ou inconscientemente, faz com que os “campeões” se acomodem, diante dos frequentes elogios e da falta de desafios e também faz com que os Liderados incitados ao desenvolvimento – através das avaliações – se sintam desvalorizados e pressionados, o que não contribui para o processo.

3 – Todos confiam em todos: equipes onde os integrantes mais se desenvolvem são aquelas que, com o apoio e a coordenação do Líder, criam um ambiente de confiança e liberdade entre seus membros. Liberdade para trocar feedbacks, por exemplo. Confiança para que haja uma troca saudável e bem intencionada de conhecimento, com a convicção de que, mais importante que um ou outro integrante, o time precisa crescer e jogar cada vez melhor. Para que isso ocorra, o Líder deve atuar para que os diálogos sejam francos e transparentes, a começar por seu próprio exemplo,  mantendo com TODOS os Liderados uma relação próxima e construtiva.

4 – Críticas e sugestões são sempre bem vindas: você já viu aquele Líder que sempre diz:- “precisamos pensar fora da caixa, precisamos inovar” e toda vez que alguém traz uma ideia em uma reunião não tarda em dizer:- “gente, não vamos inventar, não se mexe em time que está ganhando”? Pois é, cuidado que esse Líder pode ser você! Ou eu! Em um ambiente de aprendizagem, a Liderança não apenas recebe bem as novas ideias ou críticas como a própria Liderança transita entre os integrantes da equipe, dependendo o tema e o domínio. Não faz muito tempo, eu esqueci as senhas de meu wifi e, ao tentar entrar em contato com a fabricante de meu modem, enfrentei muitas dificuldades. Daí, fui para o caminho mais rápido: perguntei ao Google. Em segundos, eu estava com um mentor em minha frente, me ensinando como resolver meu problema. Ele devia ter uns doze anos, pronunciava todas as palavras em Inglês de um jeito muito particular (alguns diriam “errado”), mas em minutos eu havia conseguido acessar o meu modem, localizado os campos e trocado a minha senha. Ou seja, aquele garoto de doze anos havia sido meu Líder, naquele processo, por alguns minutos. Líderes que ainda acham que possuem todas e as melhores respostas são Líderes que não aprendem muito e que também não estimulam a aprendizagem.

5 – Os avanços são reconhecidos: Aqui, confrontamos mais um desafio cultural. Fomos criados para criticar o que falta e nos omitir quando se avança. Quando éramos alunos no colégio, voltávamos para casa com o boletim escolar e nele constavam três conceitos A, seis conceitos B e um conceito D. Por onde a conversa começava? Não só começava, mais na maioria das vezes se concentrava apenas no conceito D. Quando não raramente, acompanhadas de lamentações, do tipo:- “Eu trabalho tanto para comprar seu material, seu uniforme, seu tênis, para que você se concentre apenas nos estudos, e você me traz um D no boletim?”. Pois é, não podemos deixar que nossos traços culturais comprometam nosso ambiente, acusando os “defeitos” e julgando que as “qualidades” não são mais do que obrigação. Líderes desenvolvedores reconhecem as pequenas vitórias, tal qual os personal-trainers, que estimulam seus trainees nas aulas de ginástica, mostrando que pequenos movimentos estão se aperfeiçoando, ao longo da jornada.

É isso: um Líder que deseja que seus Liderados se desenvolvam precisa, antes de mais nada, viabilizar um ambiente onde a aprendizagem seja livre, leve, solta e valorizada. E você, o que achou desse artigo? Como e quanto você tem investido para construir um ambiente de aprendizagem em sua equipe? Conte pra gente. Comente e contribua para nosso desenvolvimento, na comunidade. E até nosso próximo artigo.

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