Pense, como você reagiria se, algum dia, alguém lhe dissesse que você não leva o menor jeito para liderar… Qual seria sua reação se um líder lhe aconselhasse a seguir uma carreira técnica, por não perceber, em você, as competências necessárias a um líder? Vem com a gente, nós queremos falar contigo sobre isso…
Anualmente, eu discuto Liderança com milhares de pessoas. Em palestras, treinamentos, programas de mentoria e até em mesas de bar. E, sempre que posso, lanço a polêmica pergunta:
– E aí, Líder nasce pronto ou Líder se constrói?
Pronto, nesse momento eu instalo o caos. Geralmente, o quorum se divide e os argumentos são estridentes e carregados de convicção. Forçando um pouco uma figura de linguagem: metade diz que, sim, um Líder pode ser formado, construído. E metade diz que, não, um Líder já nasce pronto, e muitos, definitivamente, não poderão ser líderes. Depois de deixar, por algum tempo, que os argumentos sejam lançados e a polêmica seja exercitada, eu reassumo a palavra e, elevando o tom da voz, pergunto:
– Alguém aqui já leu as biografias de Steve Jobs e Nelson Mandela?
Quando dizem sim, ganho aliados; quando dizem não, ganho bons ouvintes, pois quem não gosta de ouvir histórias sobre esses caras, né? Jobs e Mandela são dois ícones, quando o tema é Liderança, mas quem conhece suas trajetórias sabe que nem sempre foi assim. Na juventude, Mandela foi um guerrilheiro, disposto à violência para atingir seus objetivos, ainda que fossem nobres. Já Jobs, com sua genialidade peculiar, mostrou-se um líder de difícil trato, centralizador e perfeccionista ao extremo, a ponto de humilhar aqueles que não alcançassem suas expectativas. Mandela foi preso, por décadas. Jobs foi demitido da empresa que havia criado. Décadas depois, no caso de Mandela, e anos depois, no caso de Jobs, ambos emergiram como líderes emblemáticos, tatuando suas biografias nos murais da liderança contemporânea. E o que fez com que isso acontecesse? Um milagre? Não: a força de seus propósitos e a predisposição para lançar-se na zona de esforço e incorporar os conceitos, as técnicas e os métodos mais modernos de liderança.
Eu, mesmo, permito-me compartilhar contigo uma de minhas derrapadas, quando liderava equipes, no mercado corporativo (sim, que Líder nunca errou?). Pois bem, eu era Head em uma área de negócios, na empresa, e uma de minhas lideradas já havia manifestado o desejo de assumir a liderança de equipes. Eu nunca disse pra ela, mas, sinceramente, não via a menor possibilidade de que, em algum momento, isso viesse a acontecer. Para mim, definitivamente, ela não tinha perfil. Como era muito dedicada e querida, na unidade, eu consegui introduzi-la na área de Recursos Humanos, local onde ela já manifestara desejo em atuar. Mas, foi como analista. Pois bem, o tempo passou e eis que, certo dia, eu a reencontrei, como minha par, ocupando um importante cargo de liderança na organização, com reconhecido êxito. Ao encontrá-la como uma Líder bem sucedida, percebi, constrangido, que eu, particularmente, nada agregara à sua carreira, simplesmente por não acreditar em seu potencial…
Sem entediá-lo com academicismos, permita-me compartilhar um pouco sobre o que dizem os especialistas. Prometo que vai ser rápido…
Warren Bennis foi um professor e pesquisador americano que atravessou o século XX estudando e pesquisando sobre a Liderança. E, após tantas pesquisas e estudos a respeito do tema, escreveu, em certo momento: ” os verdadeiros líderes não nasceram líderes, mas se fizeram líderes…” Com essa frase, ele tentava resumir suas conclusões, após estudar e conviver com milhares de Líderes, ao longo de sua trajetória de pesquisa.
Já a doutora Carol Dueck, uma dedicada pesquisadora sobre alta performance e sucesso, concluiu, após décadas de pesquisa, que, de maneira geral, as pessoas que alcançam o sucesso, em qualquer profissão, são as que apresentam o que ela denominou “atitude mental progressiva ou de crescimento”, ou seja, pessoas que não acreditam que todos os talentos são natos, mas, ao contrário, creem que as competências podem ser adquiridas, desde que haja propósitos e esforços para isso.
Agora, não é uma questão de simplesmente querer. É uma questão de estar disposto a percorrer a jornada até que se atinja o nível desejado. Para uns, pode ser uma estrada menos desafiadora. Para outras, um percurso mais sinuoso e repleto de obstáculos. Porém, não há dúvida de que é um caminho possível para aqueles que se dispõem a percorrê-lo. E é importante ressaltar que, mesmo para os melhores em seus segmentos de atuação, a trajetória nem sempre é fácil:
1 – Tiger Woods, o maior jogador de golf da história, disse, em certo momento de sua carreira:- “Comecei a ter sorte quando passei a treinar dez horas por dia”;
2 – Oscar Schimidt, o mais aclamado jogador de basquete brasileiro sempre torceu o nariz para o apelido de “Mão Santa”. Rebatia, quando assim lhe chamavam, dizendo que treinava arremessos duas horas a mais do que seus colegas e que, portanto, não se tratava de um “dom de Deus”, mas de muito esforço e dedicação;
3 – E contam a história de que, ao deixar um concerto, o consagrado pianista Arthur Moreira Lima foi abordado por uma gentil senhora, que lhe disse:- “Maestro, em daria minha vida, para tocar como o senhor”. Ao que ele, de imediato, respondeu, sorrindo:- “Eu dei a minha, Madame…”.
Portanto, com base na literatura, nas biografias, nas pesquisas e em nossas experiências, ficamos muito seguros em afirmar: Liderança se Aprende!!! Um Líder não é um ser iluminado, que recebeu uma graça divina para desenvolver sua missão. Um Líder é, antes de tudo, alguém que reúne firmes propósitos direcionados à arte de liderar, e que aceita colocar muita energia, foco e dedicação na jornada que o levará a patamares elevados de liderança. E, a cada degrau alcançado, a energia se renova para a jornada que ainda está pela frente.
Se você já é um Líder de equipes, mas deseja avançar a novos patamares, ou se você é alguém que ainda não lidera equipes, mas quer chegar lá, ou mesmo se você ainda não está certo se quer ou não percorrer essa jornada, faça parte de nossa Comunidade. Continue acompanhando nossos conteúdos. Nós fazemos o que fazemos por que temos a certeza de que podemos contribuir para o desenvolvimento de Líderes excepcionais. E, se você tiver a disposição para caminhar conosco, nós não pouparemos esforços para te levar a novos patamares. Bem vindo, Líder.
E aí, o que você acha de tudo isso? Conte-nos sua opinião, nos comentários.