O que é Gestão de Pessoas?

O que é Gestão de Pessoas?

O termo Gestão de Pessoas é muito discutido, principalmente entre os empresários, profissionais de RH e colaboradores. Quando pensamos em organização, sabemos que o primeiro passo é a gestão, independente do nicho.

Para manter um nível de organização elevado, qualquer empresa precisa do gerenciamento, não só de pessoas, como dos processos, das finanças, ou de qualquer outro tópico que envolve o sucesso do negócio.

Por o termo Gestão de Pessoas ser tão discutido e comentado pelos profissionais, principalmente nos dias de hoje, com o avanço e readequação das formas como fazemos as coisas, decidimos produzir este conteúdo.

Nele você vai aprender o que é gestão de pessoas e quais benefícios as empresas alcançam ao conseguir gerenciar os colaboradores de forma assertiva. Confira!

Afinal, o que é Gestão de Pessoas?

Segundo as teorias da Psicologia Organizacional, o processo de gestão de pessoas é um método totalmente eficiente para definir, organizar e melhorar a administração de um setor de RH. 

Partindo deste princípio, para criar um bom processo de gestão de pessoas, os profissionais do RH devem trabalhar a capacitação e desenvolvimento de todos os colaboradores, independente do cargo ou salário. Aplicando essa estratégia, é possível promover o bem-estar, a capacitação, a motivação e o engajamento de todos os profissionais com os propósitos da empresa. 

Sabe aquele colaborador que veste a camisa, de fato? Pois então, esse é o objetivo dos profissionais de RH responsáveis pelos processos de Gestão de Pessoas. Além disso, é evidente que um profissional motivado produz mais e entrega melhores resultados para a empresa, o que torna a aplicação dessa estratégia ainda mais importante.

Quais os benefícios da Gestão de Pessoas para as Empresas?

Conseguiu identificar a importância da Gestão de Pessoas para o seu negócio? Se a resposta é sim, parabéns! Você vai alcançar bons resultados, pode ter certeza! Agora, se ainda não ficou claro por que investir nessa ação, pode ficar tranquilo, pois vamos apresentar alguns benefícios que vão acabar com suas dúvidas.

Ter mais assertividade nas contratação

A partir do momento que a sua empresa começa a investir em Gestão de Pessoas e consegue fazer com eficiência, passa a se tornar referência entre a concorrência, o que facilita o processo de retenção e procura de novos talentos, afinal, qual profissional não vai gostar de fazer parte de uma empresa organizada, que preza pelo desenvolvimento e evolução do funcionário?

 

Além disso, quando o setor de RH consegue fazer uma boa gestão de pessoas, também passa a identificar com mais facilidade o perfil desejado para cada vaga, e assim buscar por profissionais que realmente estão aptos a exercer o cargo.

Assegurar que todos estejam motivados e engajados

Profissionais motivados são mais produtivos, e isso já foi cientificamente testado! Segundo uma pesquisa divulgada pela Right Management, que foi feita com 30 mil pessoas de 15 países diferentes, sendo 10 mil delas brasileiras, os profissionais motivados são 50% mais produtivos que os demais. 

Já imaginou ter 50% a mais de produtividade na sua empresa? Seria excepcional, concorda com a gente? Então, estimule e organize os processos de Gestão de Pessoas no RH da sua empresa. Os resultados compensam qualquer esforço!

Desenvolver as tarefas com eficiência

Quando o colaborador está motivado e engajado, uma consequência normal é o desenvolvimento das tarefas com mais eficiência. 

Tire um minuto agora para colocar-se no lugar de um colaborador, pode ser? Fazendo isso você vai entender perfeitamente do que estamos falando. Entre estar em uma empresa que só cobra e não incentiva, e em outra que preza pelo desenvolvimento do colaborador, que motiva o time e incentiva todos os dias. Qual seria a sua escolha? Em qual você produziria mais? 99% das pessoas responderiam a segunda opção — e provavelmente você também.

Melhorar o ambiente de trabalho

Ao desenvolver as estratégias de Gestão de Pessoas, os colaboradores começarão a ter  mais certeza da sua importância e de que as suas funções interferem diretamente na evolução e no sucesso empresarial. A verdade é que nada aconteceria sem os colaboradores, e com um processo alinhado de Gestão de Pessoas isso fica bem claro.

Então, além de motivar e incentivar os colaboradores, você também estará melhorando o ambiente de trabalho com um todo. Até porque, em uma empresa que disponibiliza benefícios para os funcionários, não é necessário tentar derrubar alguém para crescer, afinal, perante a empresa todos são iguais e possuem as mesmas oportunidades.

Enfim, realmente um processo de Gestão de Pessoas bem organizado e otimizado pode trazer bons frutos para o seu negócio. O que você acha? Concorda com a gente? Deixe seu comentário abaixo, vamos comentar sobre esse importante assunto!

3 thoughts on “O que é Gestão de Pessoas?

  1. Pingback:O que é Gestão de Pessoas? – Arthur Cavalcanti Cardoso

  2. Pingback:Modelo de gestão de pessoas – Porto Rossi

  3. Pingback:Qual o objetivo de um Curso de Liderança? – Líderes Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *