Gestão estratégica de pessoas

Os principais pilares da gestão estratégica de pessoas nas empresas

Para que a Gestão Estratégica de Pessoas na sua empresa traga bons resultados, é necessário que a base seja construída com êxito. Os pilares são importantíssimos para a estratégia não desalinhar e acabar prejudicando a sua empresa em vez do contrário.

Se você está lendo este artigo, provavelmente tem o objetivo de construir uma Gestão Estratégica de Pessoas sólida, eficiente e que consequentemente traga bons resultados para o seu negócio. Então, se esse é o objetivo, está no lugar certo!

Neste artigo você vai aprender com a diferença entre a gestão tradicional e a estratégica, e também conhecer os 5 pilares da Gestão Estratégica de Pessoas para que a sua empresa caminhe de encontro ao sucesso. 

Vamos lá?

Qual a diferença entre gestão tradicional e gestão estratégica?

Primeiro vamos trazer uma dúvida que é bem comum entre as pessoas: “afinal, qual a diferença entre gestão tradicional e gestão estratégica?’. Ambas são parecidas, porém tem objetivos distintos.

Gestão Tradicional: é uma gestão antiga, onde toda a liderança gerencia a empresa em prol de um único propósito: retorno financeiro. Se o colaborador está contente ou não pouco importa, se estiver batendo as metas mensais está bom.

Gestão Estratégica: esse estilo de gestão surgiu de uma necessidade, de uma dor. Com a inserção da geração Millennials, famosa geração Y, no mercado de trabalho, as exigências mudaram. Os novos profissionais buscam empresas mais flexíveis, com modelos de trabalho horizontais e que prezam pelo bom ambiente de trabalho e incentivam os colaboradores. Além disso, os Millennials também procuram por ambientes inovadores, criativos, e a gestão estratégica chegou para suprir essa necessidade.

Os 5 pilares da Gestão Estratégica de Pessoas

Como falamos anteriormente, toda nova estratégia precisa de pilares, ou seja, um suporte, uma base. O objetivo deste artigo é exatamente esse: trazer a base para que a sua Gestão Estratégica de Pessoas traga bons resultados.

Pilar 1: Motivação

Você hoje, saberia dizer o que mais motiva os colaboradores da sua empresa? Pois então, dentro da Gestão Estratégica de Pessoas esse é um pilar muito importante, afinal, a partir do momento que você entende o que motiva os profissionais, consegue agir com mais assertividade nesse processo.

E não vá achando que somente dinheiro motiva os colaboradores. Bons líderes conseguem motivar os seus colaboradores até mesmo com pequenos gestos. O segredo está no ato de passar os feedbacks, de proporcionar momentos e um bom ambiente de trabalho.

Pilar 2: Treinamento

Outro pilar muito importante da Gestão Estratégica de Pessoas é o de treinamento. Existem muitos profissionais que assumem o papel de liderança e acreditam que oferecer oportunidades para o profissional se desenvolver é um tiro no próprio pé, pois o colaborador pode simplesmente sair com todo o conhecimento e parar na concorrência.

No tópico anterior explicamos que não é só o dinheiro que motiva, ou seja, não adianta você pagar o melhor curso e seguir a gestão tradicional, que pouco se importa e não faz questão de incentivar e motivar os profissionais.

Para que o pilar de treinamento traga bons frutos, você precisa focar na qualidade da liderança e também em todos os outros pilares que serão apresentados neste artigo. Para sua estratégia ter um bom alicerce, precisa de todos os passos, caso contrário vai gerar mais problemas e descontentamento por parte dos colaboradores.

Pilar 3: Comunicação

Comunicação clara, objetiva, de mão dupla. Não é só você que vai se comunicar, o colaborador também terá a oportunidade de esboçar sua opinião, dar o seu feedback sobre a gestão e os processos que envolvem o trabalho.

Podemos dizer que a comunicação é um dos principais — se não o principal — pilares da comunicação, até porque, sem ela, o que seria de nós? Independente do seu cargo, salário ou responsabilidade dentro da empresa: comunique-se e escute o que as pessoas têm a dizer.

Pilar 4: Trabalho em equipe

O bom trabalho em equipe é resumido em organização, gestão e engajamento. No momento em que a Gestão Estratégica de Pessoas está sendo colocada em prática, o líder é o responsável por gerenciar o trabalho dos times, sempre lembrando que todas as funções são importantes e que uma está ligada a outra, ou seja, o sucesso da tarefa depende de todo o time.

Para que o trabalho em equipe traga bons resultados, é necessário que cada colaborador entenda o seu papel dentro do processo. Além disso, é importantíssimo que fique claro para o profissional que a melhoria do seu trabalho facilita os processos da equipe e da empresa como um todo.

Pilar 5: Desenvolvimento

Investir em desenvolvimento é a chave para o sucesso de uma Gestão Estratégica de Pessoas que traz bons frutos. E não estamos apenas falando de investimento em cursos, palestras, seminários e workshops. O investimento em desenvolvimento vai muito além do profissional, chegando até mesmo no pessoal de cada colaborador.

É importante que o foco não seja apenas em treinamentos, mas também em gratificações, por exemplo. Para isso, você pode criar um sistema de premiação para uma determinada meta. Vamos supor que a meta é finalizar a demanda “x” até o dia 31 de dezembro de 2019. Caso a meta seja cumprida, os responsáveis pelo cumprimento são premiados.

Nos prêmios você pode inovar, a sua criatividade é o limite. Independente se o prêmio terá ligação com dinheiro ou não, pode ter certeza que esse sistema vai proporcionar mais motivação e engajamento do seu time com os propósitos da empresa.

Então, resumindo, você precisa motivar, treinar, comunicar trabalhar em equipe e desenvolver todos os profissionais para alcançar bons resultados com a Gestão Estratégica de Pessoas.

O que acha? Vai deixar de lado o jeito tradicional de fazer a gestão? Conte pra gente nos comentários!

Confira um vídeo sobre o tema

Confira um post no nosso blog sobre os principais livros que podem transformar sua vida

1 thought on “Gestão estratégica de pessoas

  1. Pingback:Conceito de gestão de pessoas – ORGONizando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *