Qual o verdadeiro conceito de Gestão de Pessoas?

Afinal, qual o verdadeiro conceito de Gestão de Pessoas?

O departamento de Gestão de Pessoas é o responsável, dentro das empresas, por gerir e administrar o capital humano das organizações, ou seja, as pessoas. 

Os empresários que investem nesse setor tem o conhecimento e a noção de que o bem mais precioso para qualquer empresa é o colaborador, afinal, sem ele não teria a produção, e sem a produção não existiriam os clientes.

A empresa é feita de pessoas, e é exatamente esse o objetivo do setor de Gestão de Pessoas: administrar para que todos os profissionais que fazem parte da empresa estejam satisfeitos, motivados e engajados com o propósito do organização.

Então, qual o conceito de Gestão de Pessoas?

Para realizar a administração, os responsáveis pela Gestão de Pessoas devem, além de conhecer os colaboradores, entender o que pode ser tirado de melhor de cada um deles. Sendo assim, alocando e realocando profissionais estrategicamente, pensando não só no resultado da empresa, mas de cada colaborador também.

Para ter eficiência nessa análise, empresas utilizam métodos para identificar os pontos fortes e fracos de cada profissional, para assim investir em conhecimento visando suprir as carências e a administração para aproveitar ao máximo as qualidades.

Então, resumidamente o conceito de Gestão de Pessoas é esse: a arte de administrar os recursos humanos disponíveis na empresa.

6 dicas para fazer uma boa Gestão de Pessoas

Sabendo deste conceito, chegou a hora de aprender como aplicar um bom processo de Gestão de Pessoas dentro da empresa. Então, não esqueça de anotar as dicas, pois elas serão extremamente úteis para a evolução dessa estratégia dentro do seu negócio!

1. Confie nos seus colaboradores

Um bom líder é aquele que confia no potencial de cada colaborador. Então, é necessário que você transmita confiança e deixe bem claro que os profissionais são úteis e extremamente importantes para a evolução do negócio.

Você vai ver que a partir do momento que depositar a confiança, as habilidades, os talentos e os resultados vão começar aparecer. Um profissional que sente segurança pode render muito mais, faça o teste e verá na prática acontecer.

2. Estimule a participação de todos

Todos os colaboradores devem participar das fases e processos que envolvem a produção da empresa e dos projetos que os mesmos fazem parte. Afinal, você como líder confia nos profissionais que integram a sua equipe e sabe que em algum momento pode surgir uma ideia inovadora para a solução dos problemas.

Além de contar com a participação, você também pode criar uma forma para premiar as melhores ideias. Para isso, pode utilizar vale-presentes, almoços especiais ou qualquer outro tipo de prêmio. O objetivo é realmente motivar e aumentar o engajamento.

3. Esteja presente no dia a dia da equipe

Você é o líder, mas não quer dizer que basta deixar os colaboradores que eles vão ter que se virar sozinhos. Esteja sempre próximo da sua equipe, faça parte de todos os processos e envolva todos os profissionais nas demandas. 

Um líder ativo, presente, é capaz de gerar motivação nos profissionais, incentivá-los a produzir mais e também somar com boas ideias e soluções. Portanto, seja acessível e troque ideias com todos os colaboradores.

4. Saiba delegar as tarefas

Você deve assumir o papel da Gestão de Pessoas, e isso significa que precisa saber delegar as tarefas do jeito certo. Caso contrário, cada vez mais os profissionais vão precisar de você, pois não terão as informações corretas para prosseguir com as demandas.

A partir do momento que você consegue delegar as tarefas e deixar bem explícito tudo que é necessário, não vai precisar se envolver em todos os detalhes do projeto.

5. Motive os colaboradores

Todo colaborador precisa de motivação! Sabe aquele sentimento de domingo, que está chegando a segunda-feira e só o que passa na cabeça é “que vontade de chegar a sexta-feira novamente para eu não precisar trabalhar”? Pois então, é exatamente isso que você desperta quando não motiva os profissionais.

A desmotivação é péssima para a união dos colaboradores, os resultados do time e a produção das demandas. Então, se você quer otimizar a Gestão de Pessoas, comece motivando, incentivando, delegando as tarefas, sendo presente e confiando em todos os colaboradores. Pode ter certeza que assim você e seu time vão voar mais alto!

Aproveite para compartilhar esse conteúdo sobre o Conceito de Gestão de Pessoas nas redes sociais com os seus amigos e familiares! Pode ser que eles também estejam precisando dessas dicas para alinhar o setor de Gestão de Pessoas da empresa!

Chamada para Redes Sociais

E aí, muito se fala em Gestão de Pessoas, mas você sabe realmente qual o conceito principal deste setor? Acompanhe o artigo que publicamos no Blog e entenda melhor sobre o assunto!

Confira nosso post sobre gestão estratégica de pessoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *